panoramica

Vereadores lutam por maior conscientização sobre a surdocegueira

Projeto de lei de Maurício Vila Abranches (PTB) e Elizeu Rocha (PP) inclui no calendário do município a Semana de conscientização sobre a surdocegueira e o Dia do surdocego; a expectativa é aumentar a conscientização e fornecer mais oportunidades às pessoas com a deficiência
Ribeirão Preto, 22 de Maio de 2017

Foto: Divulgação

Os vereadores Maurício Vila Abranches (PTB) e Elizeu Rocha (PP) protocolaram na Câmara, na segunda-feira passada (15 de maio), projeto de lei que inclui no calendário oficial a “Semana de conscientização sobre a surdocegueira” e o “Dia do surdocego”. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de ações e políticas que garantam serviços públicos de qualidade e direitos à pessoa surdocega.

A medida surgiu por conta da solicitação do munícipe André Luiz Mendes Siqueira, portador da deficiência, que solicitou ações e iniciativas que garantam maiores oportunidades de educação e trabalho a pessoas surdocegas.

De acordo os documentos da I Conferência Mundial Helena Keller sobre Serviços aos Surdocegos Jovens e Adultos, a pessoa surdocega é aquela que tem uma perda substancial da visão e da audição, de tal forma que a combinação das duas deficiências cause extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, de lazer e sociais.

“Devemos conscientizar e mobilizar a todos sobre a surdocegueira, proporcionando formação, qualificação educacionais e laboral aos nossos surdocegos, promovendo o bem-estar, a saúde, dignidade, acessibilidade e inclusão social”, destacou Maurício Vila Abranches.

O projeto passará por apreciação dos vereadores, e, se aprovado, seguirá à prefeitura para ser sancionado.

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)