panoramica

Vereadores organizam evento na Câmara em homenagem ao Dia do Surdocego

Em comemoração ao Dia Municipal do Surdocego, a Câmara sediará evento com palestras, depoimentos e apresentações musicais; objetivo é aumentar a consciência e oferecer oportunidades aos portadores da deficiência
Ribeirão Preto, 23 de Junho de 2017

Foto: Divulgação

Os vereadores Maurício Vila Abranches (PTB) e Elizeu Rocha (PP), farão nesta terça-feira (27 de junho), evento em comemoração ao Dia Municipal do Surdocego. O objetivo é aumentar a conscientização e fornecer mais oportunidades às pessoas com a deficiência.

De autoria dos vereadores, a lei 14.011/2017 inseriu no calendário oficial o Dia Municipal do Surdocego, a ser celebrado no dia 27 de junho e a Semana de Conscientização sobre a Surdocegueira. A data é em homenagem ao nascimento de Helen Keller, escritora, conferencista e ativista social americana surdocega.

“A medida surgiu por conta da solicitação do munícipe André Luiz Mendes Siqueira, portador da deficiência, que solicitou ações e iniciativas que garantam maiores oportunidades de educação e trabalho a pessoas surdocegas”, explicou Maurício Vila Abranches.

Maurício defende que é dever do Poder Público conscientizar e mobilizar a todos sobre a surdocegueira, proporcionando formação, qualificação educacionais e laboral aos nossos surdocegos, promovendo o bem-estar, a saúde, dignidade, acessibilidade e inclusão social.

Estão programadas para o dia palestras, depoimentos e apresentações musicais. O evento acontecerá no Plenário da Câmara e terá a tradução de libras simultânea feita por Gesiel Santana, da Secretaria de Educação. Confira abaixo a programação:

9h30 - Abertura com os vereadores: Maurício Vila Abranches e Elizeu Rocha, autores do Projeto de Lei que instituiu a Data no Município de Ribeirão Preto, Dr. Luciano Mega, do presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, e do presidente da Câmara Rodrigo Simões.

9h50 - Hino Nacional em Libras, por Janaína Iwanaga, graduanda em Pedagogia e apresentação do Coral ADEVIRP.

10h15 - Palavra de Marlene Taveira Cintra, presidente da Adevirp e Cleiton Silva, Presidente da Associação de Surdos de Ribeirão Preto.

10h30 - Palestras com André Luiz Mendes Siqueira, surdocego e Adauto Antonio Caramano, Tradutor e Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - TILS.

11h40 - Depoimento de Janaína Iwanaga, graduanda em Pedagogia.

12h - Encerramento com o vereador Maurício Vila Abranches.

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)