panoramica

Prefeito sanciona amanhã Lei que cria Feira de Economia Solidária

Solenidade contará com a presença da autora da lei, vereadora Gláucia, representantes do Fórum de Economia solidária e empreendedores
Ribeirão Preto, 20 de Setembro de 2017

Foto: Allan S. Ribeiro

Amanhã, o prefeito Duarte Nogueira transformará em lei projeto de autoria da vereadora Gláucia Berenice (PSDB) que cria Feira de Economia Solidária, preferencialmente no Jardim Paulista. A solenidade, a partir das 14 horas,   terá a presença também de integrantes do Fórum Permanente de Economia Solidária, presidido pela vereadora, e empreendedores solidários.

No dia 24 de agosto, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei de criação da feira, atendendo ao que dispõe a lei que instituiu a política municipal de Economia Solidária também de autoria de Gláucia Berenice como prefeita interina no final de 2016, no que se refere a multiplicação de espaços para a exposição da produção dos empreendedores solidários. “Ribeirão Preto entrou no seleto grupo de cidades que oficializaram políticas nesse sentido”, destacou, referindo-se ä lei promulgada no ano passado. “Amanhã daremos um importante mais um passo no fortalecimento da Economia Solidária”, comemora. A previsão é que a feira seja mensal.

Recentemente, a vereadora esteve com os secretários da Fazenda e Turismo para falar sobre os benefícios da implantação do projeto e da política de economia solidária. A Ecosol, como é chamada, abrange diversas atividades desenvolvidas em projetos autogeridos e autossustentáveis, promovendo trabalho e renda. Existem empreendimentos solidários produtivos nas áreas econômicas mais diversas: agricultura familiar, associações ou cooperativas agropecuárias, de transporte, de artesanato, de reciclagem de resíduos sólidos, de educação escolar, de hotelaria e outras, além de ecovilas e outras iniciativas. “É uma política humana e inclusiva, com grande impacto especialmente em períodos como o atual, de crise econômica, quando muitas famílias se desesperam pela falta de oportunidades no mercado de trabalho. Na área de Saúde Mental, particularmente, a necessidade de inclusão econômica das pessoas é permanente”, explica a autora do projeto.

(Com informações gabinete vereadora Glaucia Berenice)

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)