Menu
panoramica

Câmara aprova “Projeto Escola Consciente” do vereador Marinho Sampaio

O texto da lei foi elaborado em conjunto com as engenheiras Ambientais e Sanitárias Fabiana Mara, Josi Carmelo e Carla Raffaine; secretaria municipal de Educação abraçou a iniciativa
Ribeirão Preto, 19 de Outubro de 2017

Foto: Allan S. Ribeiro

Os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram, na noite desta terça-feira, 17 de outubro, um projeto de lei de autoria de Marinho Sampaio (PMDB) que pretende incentivar a educação ambiental nas escolas municipais. O texto foi elaborado em parceria com as engenheiras Ambientais e Sanitárias Fabiana Mara, Josi Carmelo e Carla Raffaine.


De acordo com a nova lei deverá ser implantado, nas escolas públicas e particulares da cidade, o “Projeto Escola Consciente – PEC”. Ou seja, as unidades receberão uma certificação ambiental ao desenvolverem ações, atividades ou iniciativas voltadas para a educação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais.

De acordo com os autores o foco é promover redução do consumo de energia, separação dos resíduos sólidos, implantação de horta vertical, além de métodos de consumo consciente de água e preservação do meio ambiente. “Já discutimos a ideia com a secretária municipal da Educação, Sueli Vilela, que gostou muito da proposta e deverá regulamentar a aplicação em todas as escolas da rede municipal”, destacou Marinho.

Assim que for sancionada pela administração a nova legislação também deverá ser aplicada às escolas particulares. As engenheiras estiveram no Plenário da Câmara detalhando a ideia e destacando que mudanças simples na rotina das escolas podem promover grandes melhorias. “O melhor é que as crianças aprendem e levam esses conceitos para serem aplicados também em casa”, frisam.  

A certificação depende do cumprimento de pelo menos três objetivos e será concedida ao final de cada ano letivo. O documento terá validade de dois anos podendo ser renovado.

(Com informações gabinete vereador Marinho Sampaio)
 



Compartilhe essa notícia no

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)