Menu panoramica

TV Câmara

 

 

O Início

A TV Câmara, da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, começou suas atividades em 1999, quando transmitia apenas as sessões solenes e ordinárias da Casa Legislativa por meio de emissora local. Na época, um jornalista fazia a apresentação direto do Plenário.

Durante 10 anos, a TV Câmara funcionou junto à Assessoria de Imprensa do Legislativo. Em 2009, iniciou-se um processo de expansão e, atualmente, a TV Câmara opera com estúdios e áreas técnicas próprias. Criou uma programação diferenciada, produzida por uma equipe de jornalistas e técnicos, e vem conquistando audiência, com uma presença cada vez maior na cidade.

Em outubro de 2010, a Câmara Municipal inaugurou um espaço próprio para a TV Câmara, dentro do prédio do Legislativo. Em uma área de 100 m2, foram instalados estúdios, redação e central técnica. As novas instalações e equipamentos possibilitaram a ampliação da prestação de serviços com transmissão ao vivo de sessões plenárias e de reuniões das comissões permanentes e temporárias, além da criação de uma programação dedicada à educação, cidadania e cultura.

O veículo tornou-se uma importante ferramenta para a divulgação das atividades parlamentares, ampliando a transparência do Legislativo e aproximando o parlamentar da sociedade. Com a possibilidade de assistir às sessões plenárias em casa, o munícipe passou a acompanhar mais de perto o debate político em Ribeirão Preto e construir opiniões sobre os acontecimentos da cidade.

 

 

A TV Digital

Em abril de 2012, a TV Câmara ganha o seu próprio canal aberto com a autorização para transmitir pelo Canal Digital 61. Foi a primeira emissora legislativa de uma Câmara Municipal a integrar a Rede Legislativa de TV, junto com a Assembleia Legislativa Estadual, Câmara dos Deputados e Senado. A implantação da TV Câmara digital foi uma medida do "Programa Transparência - Legislatura 2009/2012". A transmissão em sinal digital iniciou em setembro de 2013, inaugurando também a programação 24 horas na TV Câmara.

A partir de 2015, a TV Câmara Ribeirão ampliou sua abrangência. Através da internet, em seu canal do YouTube e Facebook, a emissora passou a transmitir ao vivo, além de programas com temas variados, as sessões plenárias, reuniões de Comissões Especiais de Estudos, Comissões Permanentes, Comissões Parlamentares de Inquérito, audiências públicas e outros eventos agendados na sede do Poder Legislativo.

Na grade complementar estão os programas "Ponto de Encontro", "Jornal da Câmara", "Transparência", "Entre Vistas", "Minha Fé", "Em Destaque" e "Marcas da História".

 

Convênios

Durante a pandemia da Covid-19, um convênio entre Câmara Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal da Educação, garantiu, por intermédio da TV Câmara Ribeirão, acesso ao ensino a milhares de alunos da rede pública, com a transmissão de aulas ao vivo e conteúdos gravados do programa "Escola na TV", em canal aberto digital.

Além dessa parceria, a TV Câmara tem convênio de cessão de conteúdos educacionais e culturais com outros importantes órgãos sociais e instituições de ensino. São eles:

A TV Legislativa, através disso, permite maior transparência e prestação de contas dos trabalhos do setor público, além de fornecer informações relevantes e atualizadas sobre políticas públicas e debates importantes para a sociedade. Ela também permite a participação cidadã, possibilitando que os cidadãos acompanhem o trabalho dos seus representantes e se envolvam mais ativamente no processo legislativo. Por fim, através dela podemos valorizar e promover a diversidade cultural da região de Ribeirão Preto, por meio da exibição de programas que mostram a cultura e as tradições locais.

 

Como Assistir à TV Câmara ou Acompanhar Pelas Redes Sociais

Contato

Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)