Gláucia Berenice
Partido: PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
Profissão: Assistente Social
Naturalidade: Ribeirão Preto - SP
Gabinete: 01
Telefone: (16) 3607-4029
Email: glauciaberenice@camararibeiraopreto.sp.gov.br
 Consultar Remuneração

Áreas de atuação
Assistência Social, Saúde Mental, Direitos da Mulher, Direitos da Criança e Adolescente, Direitos do Idoso, Dependência Química, Orçamento e Fiscalização
Atividade Parlamentar
Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso Vítimas de Violência ou em Situação de Risco (presidente)
Finanças, Orçamento, Fiscalização em Controle
Direitos das Pessoas com Deficiência e Necessidades Especiais
Direitos da Igualdade Racial
História
Assistente social durante 25 anos, fundou e coordenou dezenas de serviços sociais voltados à proteção da infância, adolescência, profissionalização e reabilitação de pessoas vivendo com Aids. Gláucia entrou na política nas eleições de 2008, quando se elegeu vereadora em sua primeira campanha. Durante seu primeiro e segundo mandato, conquistado em 2012, vem se destacando na fiscalização do Poder Executivo e na elaboração de políticas públicas de forma participativa, com a criação e coordenação de Fóruns Permanentes, numa iniciativa inédita na Câmara Municipal. Atualmente cinco Fóruns se encontram em atividade - Assistência Social, Saúde Mental, Transparência e Controle Social, Economia Solidária e Direitos da Mulher. Através dos fóruns foi possível mobilizar e consolidar iniciativas como a Vara Especializada em Violência contra a Mulher, as Semanas contra a Dependência Química e de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal entre outras.

Uma das grandes lutas foi a reativação do Conselho Municipal para Álcool e Drogas (COMAD). Reestruturado, e com o regimento alterado por lei de iniciativa da vereadora, após três anos de intensas mobilizações e cobranças ao Poder Público, o Conselho está ativo e estruturando a política municipal contra as drogas. Em 2014, a Prefeitura promulgou a lei da vereadora que regulamenta os "trenzinhos da alegria", estabelecendo horários de funcionamento, as condições de transporte de crianças e punições. A lei foi o resultado de uma comissão especial de estudo que trouxe a questão para discussão na Câmara Municipal. Outra comissão presidida pela vereadora - "Cidade Legal" - elaborou diversas medidas para a política habitacional de Ribeirão Preto, entre elas a criação da Secretaria da Habitação e suspensão do sorteio para o atendimento à lista de espera dos inscritos na Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (COHAB).

Outras leis de autoria de Gláucia estabeleceram diretrizes para o atendimento de mulheres vítimas de violência e medidas de proteção à infância e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a Copa, a campanha It's a Penalty, que a vereadora desenvolveu em parceria com a Ong Happy Child do Reino Unido, mobilizou diversos segmentos profissionais, sociais, além de empresas e setores do Poder Público contra o turismo sexual, principalmente envolvendo menores de idade.

Na questão ambiental e social, a vereadora preside a comissão que acompanha a situação da Cooperativa Mãos Dadas, a única entidade organizada para receber a coleta seletiva na cidade e que depende do apoio do Poder Público.

Na questão orçamentária, Gláucia vem apresentando emendas para aumentar os recursos na área social e melhorar a qualidade dos gastos da Prefeitura. Foi a primeira vereadora a denunciar os problemas nas contas municipais de 2012, tendo convocado por duas vezes o secretário da Fazenda para explicações.
Fale com o(a) vereador(a)