panoramica

Câmara inaugura sala do Parlamento Juvenil

Com a presença de vereadores e dos jovens parlamentares, foi entregue uma sala para que os estudantes tenham uma estrutura apropriada para trabalhar
Ribeirão Preto, 25 de Outubro de 2019

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

Foi inaugurada na tarde da última quinta-feira, 24 de outubro, a sala que será ocupada pelo Parlamento Juvenil na Câmara Municipal.

Com a presença do presidente da Câmara, Lincoln Fernandes (PDT), do vereador e idealizador do projeto, Dr. Jorge Parada (PT), e os vereadores Adauto Marmita (PL), Jean Corauci (PDT) e Luciano Mega (PDT), foi realizada a cerimônia de entrega da sala aos membros do Parlamento.

Também estiveram presentes os jovens que compõem a Mesa Diretora do projeto, assim como professores e parlamentares que já participaram do Parlamento Juvenil.

Destacando a importância do espaço, Lincoln Fernandes enfatizou que o Parlamento Juvenil é uma ferramenta institucional da Câmara, incentivando os jovens para que entendam o mundo e o meio político, é de fundamental importância que tenha o mínimo de estrutura. “É importante que os jovens aprendam a boa política, e façam a boa política. ”

Ao lado da atual presidenta do Parlamento, a estudante Maria Clara, e do ex-presidente juvenil, Gustavo, o vereador Jorge Parada reafirmou a importância do espaço institucional, visto que o Parlamento faz parte da estrutura da Câmara. “Um projeto que funciona o máximo possível próximo ao que os vereadores atuam”.

Na ocasião comunicaram a formação do Conselho dos ex-presidentes do Parlamento Juvenil, que irá auxiliar os jovens parlamentares que iniciarem os próximos mandatos.

O parlamento Juvenil foi aprovado em 2015 através de um projeto de resolução de autoria do vereador Jorge Parada, com o objetivo de propiciar aos alunos dos cursos de ensino médio das escolas sediadas em Ribeirão Preto o conhecimento das atividades do Poder Legislativo Municipal, e possibilitar a contribuição direta dos estudantes com as autoridades. Inicialmente contava com oito escolas participantes, hoje esse número já é de 13 escolas participantes.

O processo consiste em uma eleição realizada em cada escola participante. A escola interessada deve protocolar, na Câmara Municipal a inscrição dos alunos eleitos até o último dia útil do mês de abril. A solenidade de sorteio acontecerá até o final do mês de maio no plenário da Câmara.

O mandato dos parlamentares tem a duração de um ano. A sessão ordinária é realizada sempre na segunda quarta-feira do mês, quando ocorrem as discussões de matérias trabalhadas pelos estudantes, aprovações de requerimentos, indicações e projetos.

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)