panoramica

Parlamento Juvenil elege representantes das Comissões Permanentes

Algumas matérias foram apresentadas pelos parlamentares juvenis em sessão
Ribeirão Preto, 14 de Setembro de 2021

Na última Quarta Feira, 08/09/2021, o Parlamento Juvenil da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, se reuniu para a Sessão Ordinária de Nº 03, que teve como pauta o Requerimento Nº 46/21 de autoria da Parlamentar Niaskara de Souza Cavalcante (E.E. Dr. Guimarães Júnior) – Que Requer a Reativação da Comissão Permanente de Luta e Combate contra a Desigualdade Social, Conforme Específica. Em suas considerações a Parlamentar trouxe que, “ a Comissão abrange pautas e projetos voltados ao entendimento e compreensão dos variados fatores e fenômenos sociais, que se remontam e perpetuam as problemáticas das esferas sociais.”

Em sequência tivemos o Requerimento Nº 47/2021 da Parlamentar Maria Vitória Santos Belarmino (E.E. Profº Sebastião Fernandes Palma) – Que Requer sobre as eleições da Presidência e Vice-Presidência da Comissão Permanente de Questões Culturais e Matrizes Brasileiras, Conforme Específica. Nas considerações, a Parlamentar traz que, como foi determinado pela Resolução que cria a Comissão, em seu Art. 2º diz que: “as eleições  para Presidência e Vice, serão decididas pelo plenário do Parlamento Juvenil, tendo como intuito proporcionar a oportunidade para quem desejar se candidatar e todos os outros o pleno exercício da Democracia.”

Dando continuidade, foi apresentado o Projeto de Resolução Nº 15/21 da Parlamentar Caroline Coutinho (Centro Educacional SeSi 298 – Castelo Branco) – Que cria a Comissão Permanente de Fiscalização e do Acesso Igualitário da Saúde, Conforme Específica.  Em sua Justificativa ela traz uma experiência em que viveu com seu pai, que infelizmente veio a óbito, em sua experiência contada, ela traz o triste cenário em que se encontra os hospitais e postos de saúde de Ribeirão Preto, coloca ainda sobre o Art. 196 da Constituição Federal, onde reza que: “ a Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante a Políticas Sociais e econômicas, que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a su8a promoção, proteção e recuperação.”, ademais a Parlamentar reforçou a importância da contribuição do Parlamento Juvenil, na movimentação das Políticas Públicas, que visem transformar este cenário, em uma realidade mais digna ao povo.

Em subsequência, a  Parlamentar Caroline Coutinho (Centro Educacional SeSi 298 – Castelo Branco), apresentou o Projeto de Resolução Nº 16/21 – Que cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Idoso, Conforme Específica. Em seu encaminhamento a este Projeto, ela ressaltou a sua fala anterior e ainda colocou que, os idosos representam um grupo populacional de grande vulnerabilidade social. Consequentemente, esses carecem de uma maior atenção por parte do Município, para que de fato, assim como prescrito na Constituição Brasileira, todos os idosos comtemplem plenamente os seus direitos como cidadãos. Urge, portanto, a criação de Políticas Públicas, que visem através de campanhas e projetos, a promoção equitativa de lazer, bem estar, educação, cultura e, principalmente, inclusão para as pessoas idosas.

Em Fechamento (Encerramento) da Sessão Ordinária, tivemos a nomeação dos membros das Comissões Permanentes do Parlamento Juvenil, sendo estes:

Comissão Permanente de Luta e Combate a Desigualdade Social:

Jennyfer Luara Gath Barbosa

Andressa Gomes dos Santos

Comissão Permanente de Questões Culturais e Matrizes Brasileiras:

Maria Vitória Santos Belarmino

João Pedro Garcia Silva

Alessandra Queiroz de Carvalho

Comissão Permanente de Educação e Saúde do Jovem e Adolescente:

Não Foi Reativada na Sessão Ordinária de 08/09/2021

Comissão Permanente da Causa Animal:

Emily Vitória Silva Bernardo

Jennyfer Luara Garth Barbosa

Comissão Permanente de Comunicação:

Maria Vitória Santos Belarmino

Isabela Santos Cordeiro

Lorena Silva Dias

Comissão Permanente de Inclusão e Assistência Social:

Andressa Gomes dos Santos

Comissão Permanente de Fiscalização e do Acesso Igualitário da Saúde:

Isabela Santos Cordeiro

Gabrielly Pereira Campos

Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Idoso:

Emily Vitória Silva Bernardo

Kayky Alexandre Evangelista Rodrigues Souza Candido

Comissão Permanente de Meio Ambiente:

Não Foi Reativada na Sessão Ordinária de 08/09/2021

Comissão Permanente de Defesa dos Direitos LGBTQIA+:

Kayky Alexandre Evangelista Rodrigues Souza Candido

No Pinga Fogo foi falado sobre o 7 de Setembro, sua história e as Manifestações e o que tudo isso representa para o Brasil de modo Geral.

A íntegra desta sessão está disponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão. E se caso quiser saber um pouco mais sobre o Parlamento Juvenil, entre em contato conosco pelo nosso E-mail juvenilparlamento27@gmail.com ou pelo telefone (16) 3607-4084.

Texto: Parlamento Juvenil

Fotos: Allan S. Ribeiro

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)