panoramica

Parlamento Juvenil abre inscrições para eleições do ano de 2022

Ribeirão Preto, 09 de Maio de 2022

O Parlamento Juvenil está com inscrições abertas para as eleições do ano de 2022. O prazo será até o dia 13 de maio.

Poderão participar alunos do Ensino Médio matriculados em escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. As escolas deverão realizar a eleição entre seus alunos nas séries que irão concorrer.

Após as eleições deverá ser protocolado na Câmara Municipal, pela escola participante, a lista contendo o nome da escola, nome e série dos alunos, número de votos obtidos por cada aluno, data de nascimento, endereço e telefones dos alunos participantes. Será utilizado melhor aproveitamento escolar como critério de desempate.

Em sessão solene realizada pela Comissão Permanente de Comunicação da Câmara até o último dia do mês de maio, será realizado o sorteio entre os estudantes participantes, ocorrendo a diplomação e posse no dia primeiro de julho.

Serão 22 vagas para os parlamentares, conforme o número de vereadores do município e o mesmo número de suplentes.

O mandato do parlamentar juvenil é de um ano, iniciando no dia 01 de julho e término no dia 30 de junho de cada ano. As reuniões serão mensais, sempre no período noturno na segunda quarta-feira do mês. As reuniões são transmitidas pela TV Câmara ao vivo.

Qualquer informação a escola poderá entrar em contato através do telefone 16-3607-4084.

O Parlamento Juvenil

O Parlamento Juvenil é um espaço instituído pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto em 2015.

Tendo como objetivo propiciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar durante um ano a simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exer­cício de mandato como vereador.

É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre política, de­mocracia e Poder Legislativo. Além disso, proporciona o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)