panoramica

Parlamentares juvenis para legislatura 2022/23 serão escolhidos

Sorteio entre os mais votados nas escolas será realizado dia 31 de maio
Ribeirão Preto, 25 de Maio de 2022

Na terça-feira, 31 de maio, após a sessão ordinária, serão sorteados os membros do Parlamento Juvenil da 7ª legislatura, para o período de 1º/07/2022 a 30/06/2023.

O evento acontecerá no Plenário da Câmara, a partir das 20h, com transmissão ao vivo da TV Câmara e redes sociais do legislativo.

O Parlamento Juvenil é um espaço instituído pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto em 2015. Tendo como objetivo propiciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar durante um ano a simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exer­cício de mandato como vereador. É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre política, de­mocracia e Poder Legislativo. Além disso, proporciona o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.

Os representantes são eleitos nas escolas, que inscrevem os alunos mais bem votados de cada série. Na Câmara, é realizado um sorteio entre as escolas inscritas para o preenchimento das vagas, em número igual ao de vereadores.

Eleitos, os parlamentares juvenis apresentam proposituras, discutem ideias e votam matérias. Os projetos de lei são encaminhados para o Poder Executivo como sugestões e podem vir a tornar-se leis. Ao final do mandato de um ano, os alunos não só terão desenvolvido competências, como terão vivenciado o Poder Legislativo na prática.

Acompanhe através do Youtube https://www.youtube.com/c/tvcamararibeiraopreto ou dos canais da TV Câmara

- Canal 6.3 - digital, aberto

- Canal 05 - à cabo (Net)

- Canal 09 - Vivo TV