panoramica

Escola do Parlamento realiza palestra sobre orçamento público

Ribeirão Preto, 14 de Outubro de 2022

Nesta quinta-feira, 13 de outubro, a Escola do Parlamento realizou o programa de capacitação com o tema: O Processo de Elaboração e Aprovação do Orçamento Público Municipal.

As atividades foram promovidas em parceria com a Rede de Escolas do Legislativo do Interior Paulista, a Escola do Parlamento de Santana de Parnaíba, a entidade acadêmica Nexos Gestão Pública e a FEA - RP/USP.

O ciclo primeiramente contou com a visita técnica de universitários da FEA/USP, acompanhados da professora de administração Cláudia Passador, com exposição do presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vereador Renato Zucoloto (PP).

Na sequência foi realizada a palestra sobre o tema da capacitação, ministrada pelo professor Eduardo Gnisci, doutorando em administração pela FEA/USP, mestre em administração pública pela FGV, coordenador de projetos da FIOCRUZ.

A aula foi oferecida presencialmente no plenário da Câmara e na modalidade on-line ao vivo através de videoconferência, contando com grande participação de servidores públicos de diversos municípios e de estudantes universitários.

Na Mesa do evento fizeram considerações a vereadora Judeti Zilli Coletivo Popular (PT), coordenadora parlamentar da Escola do Parlamento, Rodrigo Capucelli, encarregado da Escola do Legislativo da Câmara de Pradópolis, Júlia Naomi, presidente da Nexos Gestão Pública, Cláudia Passador, professora da FEA/USP e Edgar Prandini, diretor presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Pela reunião on-line participou Patrícia Machado, diretora da Escola do Parlamento de Santana de Parnaíba.

O palestrante Eduardo Gnisci abordou o assunto contextualizando com o momento atual, explicando que "o instituto do orçamento secreto foi criado para questões estratégicas de Estado, não podendo desobedecer ao princípio constitucional da especificação".

Texto: Escola do Parlamento

Fotos: Sergio Figueiredo/Escola do Parlamento

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)