panoramica

Comissão de Esporte e Cultura discutiu sobre capacitação na área de turismo do município

Comissão deliberou sobre a formação de um grupo de estudos para atualizar a legislação sobre a política pública de preservação dos patrimônios históricos
Ribeirão Preto, 22 de Dezembro de 2022

A última reunião de 2022 da Comissão Permanente de Esporte, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer, foi realizada nesta quinta-feira, 22 de dezembro, e foi conduzida pelo presidente da comissão, Matheus Moreno (MDB) e acompanhado pelos membros Duda Hidalgo (PT) e Zerbinato (PSB). O vereador André Rodini também acompanhou a reunião.

Com os convidados para falar sobre turismo, estiveram presente a gestora de negócios do Sebrae, Naiana Vieira Bazan, o diretor administrativo da Funtec, Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto, Helinton José Lavoier e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurante, Bares e Fast-Foods de Ribeirão Preto e Região, Newton Cesar da Cruz.

Inicialmente, Matheus Moreno informou que foi aprovado durante sessão legislativa, a alteração do número de membros da comissão, atualmente são três e a partir de 2023 serão cinco membros. Também foi designado os membros para a formação continuando Matheus como presidente e os membros André Rodini (Novo), André Trindade (União), Duda Hidalgo (PT), e Zerbinato (PSB).

Após a última reunião, foi deliberado pelos membros presentes a formação de um grupo de estudos para em discussão com a sociedade e o Governo, elaborar projetos de lei consolidando e atualizando a legislação sobre a política pública de preservação dos patrimônios históricos, artísticos, arquitetônicos e culturais de Ribeirão Preto. A coordenadoria e relatoria do grupo ficará sob responsabilidade da vereadora Duda Hidalgo, e também farão parte os vereadores André Rodini e Zerbinato.

Durante a reunião os convidados relataram as possibilidades em aprimorar o turismo municipal, assim como as dificuldades e o que tem sido trabalhado nesta questão. Maior divulgação, engajamento e união foi citado pela gestora do Sebrae. Naiana ainda lembrou que os perfis do empresariado são diferentes, assim como deve ser a capacitação para cada um deles.

O presidente do sindicato lembrou que o salário é relativamente baixo pelo trabalho intenso em bares, restaurantes e hotéis. E que somente em 2022 o setor perdeu 40% dos funcionários da área.

Sobre os dados da Funtec, Helinton informou que neste ano foram realizados 49 cursos com duração em média de três meses, beneficiando cerca de 2.000 alunos. Mas não soube detalhar sobre os dados de empregabilidade após estas qualificações. Sendo assim os membros deliberaram favoravelmente que seja oficiada a Funtec solicitando esses dados.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)

Todas as Notícias
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto)