Câmara realiza primeira Audiência Pública sobre a LDO 2025

Inclusão foi tema central durante os debates
Imagem aberta do plenário com o vereador Zerbinato

Na tarde da última quarta-feira, (8), aconteceu uma Audiência Pública para tratar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2025 – a LDO. Esse documento é elaborado anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ele norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual.

O encontro contou com a presença do vereador Sérgio Zerbinato (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária do Legislativo; além de representantes do Fórum Permanente de Atenção e Discussão aos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante a audiência, foram abordadas questões relacionadas às políticas voltadas para as pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito aos orçamentos destinados à Secretaria de Assistência Social.

O vereador Zerbinato destacou a importância de garantir recursos adequados para assegurar a inclusão e o apoio necessário às pessoas com deficiência, enfatizando a necessidade de investimentos efetivos nessa área. A discussão sobre a destinação de verbas para programas e serviços que promovam a acessibilidade, a capacitação profissional, o acesso à saúde e a inserção social das pessoas com deficiência foi central durante a audiência.

A Audiência Pública ressaltou a importância de um planejamento financeiro que considere de forma prioritária a garantia dos direitos e a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do poder público em assegurar uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos os cidadãos.

A próxima Audiência Pública sobre o tema está marcada para o dia 17 de maio, às 18h30, com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Câmara Municipal.

Texto: Isabella Capuzzo - estagiária | Foto: Thaisa Coroado