Câmara realiza a segunda audiência sobre a LDO 2025

Diversas demandas da cidade foram apresentadas pela sociedade civil
Câmara ativa
Vereador Zerbinato de costas na foto, de frente para o computador com uma munícipe explanando

Na noite da sexta-feira (17), aconteceu a segunda Audiência Pública para tratar sobre a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2025. Esse documento é elaborado anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ele norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual.

O encontro contou com a presença do vereador Sérgio Zerbinato (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária do Legislativo; além de representantes do MBL (Movimento Brasil Livre), do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e membros da sociedade civil.

Durante a audiência, o vereador Zerbinato fez a leitura de emendas apresentadas por parlamentares. Essas emendas são propostas de ajustes e inclusões na LDO 2025 para melhor atender às demandas da população. Um dos principais temas abordados foi o orçamento destinado à saúde. A importância de garantir recursos adequados para o setor foi enfatizada, visando manter e aprimorar os serviços de saúde pública, especialmente diante dos desafios contínuos e pela crescente demanda por atendimento médico de qualidade.

Alguns presentes solicitaram que os recursos orçamentários sejam investidos na melhoria da infraestrutura das áreas periféricas da cidade, incluindo saneamento básico, pavimentação e habitação. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo inclusão social e garantindo direitos básicos.

Além disso, houve um apelo significativo para garantir os direitos das mulheres. Participantes destacaram a necessidade de orçamentos maiores para áreas voltadas às Políticas Públicas de gênero, visando assegurar proteção, igualdade e oportunidades para as mulheres. A audiência reforçou a importância de uma LDO que contemple as necessidades específicas de diferentes grupos da sociedade, promovendo um desenvolvimento mais justo e equitativo para todos.

A atenção às pessoas com deficiência também foi tema. Mães atípicas e representantes da sociedade civil destacaram a importância de recursos urgentes para a inclusão. Eles enfatizaram a necessidade de investimentos em acessibilidade, educação especializada e programas de apoio para garantir que essas pessoas tenham oportunidades iguais e possam participar plenamente da sociedade.

Texto: Isabella Capuzzo | Foto: Thaisa Coroado