Início do Conteúdo

Comissão de Cultura debate patrimônios históricos em processo de restauração

Palacete Camilo de Mattos foi destaque no encontro
Imagem com os membros da comissão - vereadores Moreno, Gláucia, Zerbinato, Duda e André Rodini

Na tarde desta quinta-feira, (25), aconteceu a 29ª reunião ordinária da Comissão Permanente de Esporte, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer. O encontro contou com a presença do vereador Matheus Moreno (MDB), presidente da Comissão e dos vereadores Sergio Zerbinato (PSDB), André Rodini (NOVO), Duda Hidalgo (PT) e Gláucia Berenice (REP); além da arquiteta Tainá Braulino, responsável pelo restauro do Palacete Camilo de Mattos e do presidente do COMPAC, Lucas Gabriel Pereira. 

O encontro iniciou-se com discussões sobre a implementação de novos equipamentos para as academias ao ar livre, com ênfase na inclusão de dispositivos para calistenia e acessibilidade para pessoas com deficiência, visando promover a democratização do acesso aos espaços de lazer. O vereador Moreno destacou que “é importante agendar uma reunião com o Secretário de Esportes para viabilizar esse estudo e a subsequente implementação das melhorias propostas”. 

Além disso, a pauta da reunião abordou o tema dos patrimônios históricos restaurados ou em processo de restauração na área central da cidade. Em particular, foi discutido o projeto para o Palacete Camilo de Mattos, que está sendo conduzido em etapas conforme o cronograma estabelecido. A arquiteta Tainá enfatizou a importância de manter o público informado sobre o andamento das obras, permitindo visitas guiadas durante todo o processo de restauração.

A Comissão expressou a relevância da preservação de patrimônios para a identidade e memória histórica de Ribeirão. De acordo com os membros, essas iniciativas proporcionam espaços de convívio e cultura para a comunidade, enriquecendo a vida urbana e promovendo o turismo cultural local.

Texto: Isabella Capuzzo | Fotos: Thaisa Coroado