Novo Portal da Câmara Municipal fica mais intuitivo e inclusivo

Formato apresenta modelo “dois cliques”, em que o usuário encontra facilmente o conteúdo que procura
Imagem do Presidente da Câmara, vereador Isaac Antunes

O novo Portal da Câmara Municipal de Ribeirão Preto entrará no ar às 18h30 desta quinta-feira (2) durante a abertura da Sessão Ordinária. Desenvolvido pela empresa IMA (Informática de Municípios Associados), o novo formato apresenta o modelo “dois cliques”, em que o usuário consegue facilmente encontrar o conteúdo que procura, principalmente informações voltadas à transparência.

O pedido partiu diretamente do presidente do Legislativo, vereador Isaac Antunes (PL). “O novo Portal é moderno, de fácil acesso e muito intuitivo. Foi desenvolvido para facilitar a busca dos cidadãos a todo o conteúdo, principalmente na questão da transparência. Toda a plataforma foi readequada, otimizando e reorganizando os links. Um processo que chamamos de “Dois Cliques”, onde tudo fica muito fácil para quem navega. Além disso, também evoluímos muita nossa comunicação visual, deixando a interface mais atrativa com mais vídeos e fotos. Tenho certeza de que a população vai aprovar a proposta e ficar ainda mais próxima da Câmara Municipal de Ribeirão Preto”, comenta o presidente.

Imagem do novo Portal do Legislativo

Toda a migração do site antigo para o atual, incluindo dados de controle interno, demorou quatro meses (prazo previsto no contrato). Durante a renovação, a empresa prestou todo o suporte técnico necessário, integrando as equipes de Tecnologia da Informação da IMA e da Câmara Municipal. Com adaptações evolutivas e customizações, o Portal está mais intuitivo e atrativo, eliminando barreiras que antes eram entraves para os usuários e ampliando a transparência das ações desta Casa Legislativa. Além disso, as imagens inseridas na plataforma contarão com audiodescrição com o objetivo de facilitar a navegação para deficientes visuais, tornando o site mais inclusivo. A migração de dados foi totalmente realizada sem prejuízo de informações. O domínio .gov agora dá lugar para o .leg, que é utilizado por todos os órgãos do Poder Legislativo brasileiro.

Imagem das notícias do Portal novo

A IMA – Informática de Municípios Associados, fundada em 1976, é uma empresa de economia mista. Conta com cerca de 900 funcionários, 250 sistemas ativos e já atendeu mais de 800 mil pessoas. O presidente da empresa, Elias Tavares, falou sobre a importância e a responsabilidade de modernizar o site da Câmara Municipal de Ribeirão. “Quanto mais transparência e facilidade aos internautas, melhor. Essa é a proposta! Em dois cliques o morador de Ribeirão Preto vai encontrar, por exemplo, o subsídio dos parlamentares ou então os gastos do gabinete. Tudo de forma rápida e muito transparente”, afirma Tavares.